Visualizações de página do mês passado

domingo, 6 de novembro de 2011

Emmanuel Marinho





Emmanuel Marinho

Emmanuel Marinho é poeta, ator e educador. Compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música. Publicou os livros: "Ópera 3" ,1980, "Cantos de Terra",1982, "Jardim das Violetras", 1983, "Margem de Papel",1994, "Satilírico",1995, "Caixa de Poemas",1997 e "Caixa das Delícias",2003, pela edições Manuscrito do autor. gravou o disco "Teré", com nomes singulares na música nacional: Itamar Assumpção, Paulo Lepetit,Bocato, Toninho Ferragguti, Alzira Espíndola, Pedro Luis e a Parede, entre outros.
É criador e intérprete dos espetáculos "Margem de Papel", "O Encantador de Palavras" e Satilírico", “ Solo para Palavras e sanfona de brinquedo “ espetáculos solos, com encenação e texto do poeta-ator.
Coordenador de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD é Membro efetivo da  Rede de Promotores de Cultura da América Latina e do Caribe e Pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura,PUC/Rio de Janeiro.
Recebeu os prêmios: Marçal de Souza - Pela Defesa dos povos indígenas, concedido pela Câmara Municipal de Dourados – MS em 1995, Cidadão Da Paz, concedido pela Comunidade Bahá’i do Brasil em 1996, e o Prêmio Marçal De Souza - Pela Defesa dos Direitos Humanos - concedido pela Assembléia Legislativa de Campo Grande – MS em 1997 e a Homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, por seu trabalho de literatura, o prêmio Marco Verde, pelo Cd "Teré", no mesmo ano e ainda homenagem dos Correios por seu trabalho a favor da leitura, em 2007.


                        “Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo”, espetáculo concebido e interpretado pelo poeta e ator Emmanuel Marinho é um generoso espetáculo teatral - poético - musical, uma forma de brincar com as palavras e com o que elas oferecem de música e teatro. Marinho é um encantador de histórias, e com elas, canta as cidades que nos habitam. Com momentos de humor sutil e outros de puro lirismo, o espetáculo revela um poeta que canta sua terra com um olhar a favor do mundo.
             Este espetáculo vem sendo apresentado desde 1998 no Brasil e em vários outros países, sempre com sucesso de público e crítica.
  A estréia aconteceu em Canela-RS, na abertura da primeira EXPOMÚSICA do Mercosul, em um espetáculo onde dividiu o palco com Elza Soares e Renato Borguethi , participou ainda da XX Jornada Literária de Passo Fundo, do Fórum Cultural Barcelona 2004, abertura do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias em 2005, Rio de Janeiro, Festa Literária Internacional de Parati - FLIP 2006, Mercado Cultural 2006 (Salvador/Bahia), abertura do 16º COLE – Congresso de Leitura do Brasil/2007– UNICAMP/SP, Circuito nas cidades da grande Dourados/MS ( FIC 2008 ), Abertura do I Festival de Teatro Lusófono – Matosinhos Portugal 2009, Chile, Guatemala, Argentina, entre muitos outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário