Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Grupo Poema Novo



O Grupo Poema Novo formou-se no início de 2008. Seus integrantes, que já trabalhavam com música individualmente,  decidiram se juntar a partir de um convite do Sarau Lítero Musical Chama Poética para uma apresentação Temática onde o mote seria o lançamento do livro do Poeta Thiago de Mello, Amazônia Pátria das Águas. Deste convite surgiu o interesse na pesquisa do repertório musical com intervenções poéticas, onde cada texto dialogasse com as músicas apresentadas e construísse desta forma o clima ideal para a audição e vivência da canção e sua poesia.
Formado pelos cantores Neide Nell , Xande Mello e a percussionista Carla Lopes o grupo vem se aperfeiçoando nestes dois anos de apresentações e mergulho nas canções e poemas, e conta com a harmonia dos novos integrantes; os violonistas Anderson Cabral e Adriano Nogueira, além do ritmo do percussionista ALexandre Navarro e do peso do Baixista Fernando
Correia.
Com essa formação o Poema Novo tem se apresentado em diversos Saraus na cidade de São Paulo, entre eles O Chama Poética , na Casa das Rosas e Museu da Lingua Portuguesa, no CEU Alvarenga onde abriu o Show do cantor e compositor Arnaldo Antunes, além de apresentações em casas de show  da cidade, como O Lua Nova Arte e Bar no tradicional bairro do bixiga.
Poema Novo
 destaca-se por utilizar em suas apresentações recursos oriundos  da integração artística das expressões teatrais, musicais e visuais, além de mostrar no palco uma pesquisa de repertório dedicada à música popular brasileira, world music , música latina e composições próprias.
A apresentação do grupo permite entrar em contato com a beleza da poesia, do repertório costurado de quadras e versos que  procura universalizar  o regional de todos os territórios e culturas estudados para o show.

Um comentário:

  1. É algo extremamente prazeroso vê-los e ouvi-los cantar. A paixão com que o fazem é contagiante. Letras alegres, criativas; melodias, poesias de primeira qualidade.
    É com grande alegria que testemunho seu crescimento e reconhecimento, muito merecidos! Sucesso ao Poema Novo!!

    ResponderExcluir